Dra. Ludmila Rosa

11 2539-6828

Crianças

Crianças gostam e querem fazer a “escovação” sozinhas. Essa atitude deve ser estimulada e respeitada, acrescentando-se apenas a necessidade de ser supervisionada pelos responsáveis.

As crianças de pouca idade aprendem a escovar os dentes simplesmente observando seus pais e familiares. Deixar a criança ver os adultos escovarem os dentes estimula a imitação.

Para crianças de pouca idade é recomendado o uso de creme dental sem flúor. Mas mesmo estes devem ser utilizados em pequenas quantidades.

Ensine seu filho a cuspir a pasta porque mesmo sendo muito gostosa, ela não é um alimento. É importante guardá-la fora do alcance das crianças.

O fio dental também pode ser útil dependendo da distância entre os "dentinhos".

A higiene deve ser realizada sempre após as refeições principais.

A higiene noturna é a principal, para que não fiquem resíduos de alimentos (ou leite) durante a noite.

Ver seu filho crescer com saúde é uma das maiores alegrias que você terá na vida.

Aqui vão alguns cuidados para ajudar neste processo:

FLÚOR: PRESTE ATENÇÃO!

O flúor tem um papel fundamental na prevenção e controle da cárie dentária, mas se utilizado de forma inadequada pode causar uma intoxicação que chamamos de fluorose dentária.

O fator de risco mais importante para a fluorose dentária é a quantidade de flúor ingerida durante a escovação dentária.

Muitas crianças mesmo não apresentando cáries em seus dentinhos de leite, quando começam a trocar a dentição, apresentam seus dentes permanentes manchados por ingestão excessiva de produtos fluoretados.