FAZENDO A HIGIENE ORAL DA CRIANÇA

LUDMILA ROSA - ODONTOPEDIATRA · QUARTA-FEIRA, 12 DE JULHO DE 2017

Deve-se pensar em higiene bucal da criança desde o momento do seu nascimento. É importante que as gengivas dos bebês sejam massageadas e a cavidade bucal limpa pelo menos uma vez ao dia, utilizando-se gaze e água filtrada e fervida. Se possível deve ser realizada sempre no mesmo horário para criar o hábito.

Essa atitude deve ser estimulada e respeitada, acrescentando-se apenas a necessidade de ser supervisionada pelos responsáveis, devido a pouca habilidade motora nessa faixa etária. Todos os dentes devem ser limpos, em todas as suas faces, inclusive nas áreas próximas a gengiva.

A escovação deve ser feita com suavidade usando uma escova dental com cabeça pequena, cerdas extra macias com extremidades arredondadas, estreitas e com boa empunhadura. No comércio existem várias escovas destinadas às fases específicas do desenvolvimento infantil.

As crianças de pouca idade aprendem a escovar os dentes simplesmente observando seus pais e familiares. Deixar a criança ver os adultos escovarem os dentes estimula a imitação.

E lembre-se:


Por: Dra. Ludmila Rosa
Odontopediatra
CROSP 61.170