FLÚOR: MOCINHO OU VILÃO?

LUDMILA ROSA - ODONTOPEDIATRA·TERÇA-FEIRA, 25 DE JULHO DE 2017

O flúor tem um papel fundamental na prevenção e controle da cárie dentária, mas se utilizado de forma inadequada pode causar uma intoxicação que chamamos de fluorose dentária.

A fluorose é considerada um distúrbio ou defeito na formação do esmalte do dente, causada pela exposição prolongada a altas concentrações de flúor durante o período de formação e desenvolvimento dentário. Na grande maioria dos casos os efeitos da fluorose só são observados na dentição permanente. Muitas crianças mesmo não apresentando cáries em seus dentinhos de leite, quando começam a trocar a dentição, apresentam seus dentes permanentes manchados por ingestão excessiva de produtos fluoretados.

Clinicamente podemos observar desde finas linhas esbranquiçadas na superfície do esmalte, até situações onde toda a superfície é atingida. Essa variação clínica dependerá do tempo e da duração da exposição da criança ao flúor, da resposta individual, do peso, de fatores nutricionais e do crescimento ósseo de cada indivíduo.

O fator de risco mais importante para a fluorose dentária é a quantidade de flúor ingerida durante o período de formação dos dentes.

Considerando-se a dificuldade que crianças pequenas possuem para cuspir é de máxima importância que a escovação seja sempre supervisionada por um adulto.

A porção a ser colocada na escova deve ser pequena:

A escolha entre creme dental fluoretado, ou com concentração reduzida, ou sem fluoreto irá depender da presença e atividade individual de cárie, da idade e da habilidade da criança em cuspir e também do supervisionamento de adultos à que está exposta.

Os pais devem incentivar o reflexo de cuspir o mais cedo possível. Temos que reforçar também, que os dentifrícios contendo fluoreto não devem ser deixados em lugares de fácil acesso.

Embora seja um problema crescente, o uso de dentifrício não deve ser desestimulado, e sim, orientado adequadamente para a sua utilização.


Por: Dra. Ludmila Rosa
Odontopediatra
CROSP 61.170