DICAS PARA ESCOVAR OS DENTES!

LUDMILA ROSA - ODONTOPEDIATRA · QUARTA-FEIRA, 20 DE SETEMBRO DE 2017

Para ter uma ideia do tempo necessário para uma boa escovação uma boa dica para ajudar as crianças é fazer uso de uma pequena ampulheta. Ajuda a controlar o tempo, estimula e diverte o momento da higiene oral. Escove os dentes com movimentos suaves e curtos, com especial atenção para a margem gengival, para os dentes posteriores, difíceis de alcançar.

Segure a escova em um ângulo de 45 graus e escove com movimentos que vão da gengiva à ponta dos dentes.

Com suaves movimentos circulares, escove a face voltada para a bochecha e a face interna dos dentes, e a superfície usada para mastigar.

Com movimentos suaves, escove também a língua para remover bactérias e purificar o hálito, e use o raspador de lingua.

Mas é muito importante mesmo nas crianças pequenas ir ensinando os movimentos pois essa será uma tarefa delas a medida que crescerem.

Os pais aos poucos passam a ser supervisores da escovação dos filhos.

Que tipo de escova dental devo usar?

Sempre use escovas de cerdas macias.

As escovas com cabeças menores também são mais adequadas, Quando devo trocar minha escova dental?

Troque sua escova de dentes a cada três meses ou quando perceber que ela começa a ficar desgastada, isto é, mastigada ou com as cerdas abertas.

Além disso, é muito importante trocar de escova depois de uma gripe ou resfriado para diminuir o risco de nova infecção por meio dos germes que aderem às cerdas.

Texto baseado em info: COLGATE

Por: Dra. Ludmila Rosa