MEU FILHO BATEU A BOCA, E AGORA?

LUDMILA ROSA - ODONTOPEDIATRA · QUARTA-FEIRA, 22 DE NOVEMBRO DE 2017

Traumatismos nos dentes de leite

As crianças frequentemente são vítimas de acidentes envolvendo a região bucal, principalmente bebês que estão aprendendo a andar ou mesmo os maiorzinhos, nas brincadeiras e travessuras do dia-a-dia. E sempre pegam os pais de surpresa.

Alguns casos aparentemente simples podem gerar consequências não visíveis ou que surgirão a longo prazo, mesmo que os dentes estejam aparentemente inteiros e a criança não reclame de dor. Incidentes com os dentes de leite, poderão acarretar prejuízos à formação dos dentes permanentes, por estes já estarem presentes dentro do osso e terem uma estreita relação com os dentes de leite.

Só o dentista poderá realmente avaliar a extensão do problema através de exames clínico e radiográfico, com acompanhamento durante um período determinado, orientando os pais sobre os cuidados a serem tomados na área afetada e sobre a necessidade ou não de tratamento.

Um dos períodos em que mais ocorrem os traumatismos dentais é na faixa entre um e dois anos, provavelmente devido à grande atividade física e pouca coordenação motora características dessa fase.

Consequências do acidente: No momento do acidente poderão acontecer muitas situações, desde o corte de gengiva e lábios ao comprometimento dental perceptível, como sangramento ao redor dos dentes, seu "amolecimento", fratura de algum pedacinho ou mesmo deslocamentos de suas posições originais. Poderá, inclusive, ocorrer a saída (avulsão) de seu alvéolo (cavidade óssea onde o dente "reside"). Também podem ocorrer danos não visíveis, sob a gengiva, como a fratura da raiz, por exemplo. Essas consequências ocorrem de forma isolada ou em conjunto, acometendo um ou mais dentes, dependendo da intensidade do acidente.

Mesmo se no momento do traumatismo tudo parecer normal, só o tempo nos dará essa resposta com segurança. Cerca de dois ou três dias após o acidente, pode acontecer uma mudança da cor dental devido à hemorragia em seu interior. Meses após, poderemos perceber necrose (mortificação da parte viva do dente), degenerações ou reabsorções, através de sinais clínicos ou radiográficos. Alguns desses fatos ocasionam uma indesejável perda prematura do dente de leite ou alterações nos dentes permanentes sucessores. Conduta adequada dos pais:

É inquestionável a importância da avaliação odontológica (e, algumas vezes, médica, em casos mais complexos) assim que possível. Mas enquanto o profissional não é localizado, os pais devem lembrar-se: