Dra. Ludmila Rosa

11 2539-6828

Saiba mais

Primeira consulta ao odontopediatra

Por: Ludmila Rosa

odontopediatra

Publicado na revista EM PAUTA em: junho 2009


Prevenir o aparecimento de doenças bucais em crianças é o melhor caminho para conseguir dentes saudáveis quando adultos.

Pais que recebem orientações sobre saúde oral estão mais preparados para cuidar dos seus filhos e motivá-los quanto à manutenção da higiene bucal durante o seu crescimento, diminuindo o risco dessas crianças desenvolverem certas doenças, como a cárie dentária.

Hoje o Odontopediatra também desempenha o papel de educador, fazendo com que os responsáveis vejam a importância da prevenção.

Pode parecer estranho, mas atualmente recomenda-se que a primeira visita ao dentista seja feita no primeiro ano de vida, pois é nesta fase que normalmente chegam os dentinhos e com eles muitas dúvidas quanto aos seus cuidados.

É nesta fase que se estabelecem os hábitos de higiene oral, amamentação, alimentação e muitas vezes de sucção de chupetas e dedo que, se em desequilibrio, poderão levar ao aparecimento de cáries, problemas gengivais e maloclusões.

A primeira visita ao dentista reserva surpresas e novidades que normalmente encantam os pequenos pacientes. Através de recursos como livros e bonecos, o profissional irá despertar a atenção da criança, aproveitando esse momento também para ensinar ao pequeno paciente noções sobre os cuidados com sua boquinha.

Quanto antes a criança iniciar esse contato, mais facilmente ela irá incorporar hábitos saudáveis em seu dia-a-dia. Se a primeira visita ao dentista de uma pessoa adulta é sempre cercada de dúvidas e ansiedade, isso tende a se agravar para as crianças, por isso essa primeira visita deve ser realizada com muita atenção profissional, respeito e segurança. O acompanhamento profissional é importante para que a dentição se desenvolva de forma saudável.

Se possível, não deixe que a primeira consulta se dê em um momento de dor e emergência. É comum os pais “deixarem para depois” a primeira visita ao dentista, e serem surpreendidos com imprevistos como quedas que afetam a região bucal. Quando acontece isso a criança construirá suas primeiras impressões diante de uma situação muito desagradável.

Antes da primeira consulta apenas avise que a criança irá conhecer um amigo que ajudará a cuidar de seus dentes. Deixe o resto por conta do profissional, que certamente saberá lidar com sua curiosidade e os possíveis medos da criança.

Ao conhecer bem a criança, seus pais e suas individualidades, o/a Odontopediatra conquista sua confiança e estabelece um relacionamento amigável, respeitoso e definitivo com a família, o que é muito importante para o sucesso do relacionamento profissional.