Dra. Ludmila Rosa

11 2539-6828

Saiba mais

Pré-Natal Odontológico

Por: Ludmila Rosa

odontopediatra


O nascimento de um filho é um dos acontecimentos mais importantes na vida de uma mulher.

Durante a gestação , as futuras mamães estão mais motivadas e mais receptivas a adquirir bons hábitos, pois sabem que isso irá refletir no bem estar do seu bebê.

Dessa forma, o período gestacional revela-se uma oportunidade única e especial para a prevenção de problemas e para a educação em saúde.

Aproveitando esse momento favorável na vida das futuras mamães hoje é possível realizar um Pré-natal Odontológico, também conhecido como Odontologia Intra-Uterina.

O trabalho consiste na conscientização da gestante sobre os cuidados que deve ter com a sua saúde bucal e quais medidas ela já pode adotar para assegurar a saúde bucal de seu filho mesmo antes do momento do seu nascimento.

São realizadas consultas preventivas onde é avaliada a condição bucal da gestante e se necessário for é indicado o tratamento odontológico. Nesse momento, devem-se ser incorporados hábitos de higiene mais criteriosos, alimentação adequada e todos os princípios de prevenção de cáries e doenças periodontais, o que certamente reverterá em benefícios para toda a família.

A abordagem pré-natal também oferece informações sobre os cuidados odontológicos durante a primeira infância, como por exemplo, a importância da amamentação na saúde bucal do bebê, os primeiros cuidados com a boquinha do bebê, o uso de mamadeiras e chupetas e também é explicada a forma de transmissão da doença cárie.

Parte-se do princípio de que as mães têm um papel chave dentro da família quanto à questão de saúde, pois determinam o comportamento que seus filhos irão adotar. Sabe-se que os padrões de comportamento aprendidos durante a primeira infância permanecem fixados profundamente e são resistentes às mudanças, por isso todos os conhecimentos educativos transferidos para as gestantes são um exercício positivo de formação de hábitos.

Pais que recebem orientações sobre saúde bucal estão mais preparados para cuidar de seus filhos e motivá-los quanto à manutenção da higiene bucal durante o seu crescimento, diminuindo o risco dessas crianças desenvolverem certas doenças, como a cárie dentária.